Desde 1975

A Estofo Real

A Estofo Real concentra os seus esforços em criar peças de estofo à medida da vida dos seus clientes, peças inteiramente personalizáveis que, ao serem feitas com os melhores materiais e saberes, duram uma vida capaz de acompanhar várias gerações.

Primamos por voltar a dar vida a peças já usadas, daí também a nossa preocupação com a qualidade dos materiais, uma vez que queremos que possam ser reestofadas, reduzindo assim o consumo.

Acreditamos que a qualidade é intemporal.

  • Peças inteiramente personalizáveis, começando no modelo até às dimensões e materiais. À medida da sua vida.

  • Peças feitas com materiais e saberes que lhes permitem durar uma vida.

  • Ao utilizar os melhores materiais e saberes, criamos peças que são capazes de ser reestofadas ao longo dos anos, evitando assim a compra de uma peça nova.

Lisboa, Portugal, 1975

Um tempo que demorava a correr, uma mente que por fim estava livre para pensar, uma vida que parecia mais vivida apesar da sua dureza, e um rapaz de 13 anos vindo de uma pequena aldeia em Loures que se tornou um aprendiz de estofador na Oficina Jaurés, uma oficina de estofo em Lisboa.

Lisboa era então uma cidade cheia de pequenas lojas e oficinas em cada rua, ruas essas que o aprendiz de 13 anos viria a conhecer como a palma das suas mãos, com a inocência de uma criança ainda a descobrir-se e a maturidade de um adulto já confrontado com a vida.

Com a calçada Portuguesa e os elétricos amarelos como pano de fundo, movido pelos ritmos e melodias dos fados a tocar nas rádios em todas as casas, e inspirado pelo cheiro a madeira e tecidos em cada oficina, o aprendiz de 13 anos percorria toda a cidade com rolos de tecido e espuma nos seus ombros, entrando e saindo dos elétricos que percorriam Lisboa até à casa dos clientes, subindo e descendo as sete colinas de Lisboa sempre com a sua maleta de madeira onde carregava todas as suas ferramentas, desde o nascer até depois do pôr do sol, quando todo o trabalho do dia estava feito.

Mala de Estofo

Durante as décadas seguintes, o aprendiz passou a mestre estofador, peça a peça, passo a passo, reunindo experiências e conhecimentos cada vez mais difíceis de encontrar, contribuindo para trazer a. tradição centenária de Portugal enquanto criador e fabricante de estofo e mobiliário até aos dias de hoje. O estofo é hoje uma arte rara, num mundo em que o conhecimento e as experiências pararam de ser transmitidos de uma pessoa para outra como um testemunho, como uma herança. Felizmente existem exceções à regra.

Passaram 47 anos desde o primeiro dia em que o aprendiz pegou numa vassoura para varrer o chão da oficina Jaurés. Paulo Simões, o então rapaz de 13 anos, é hoje o mestre estofador da Estofo Real, transmitindo os seus conhecimentos e experiências ao filho, Nuno Simões. Paulo é o pilar da empresa, garantindo que todas as peças são feitas com respeito às tradições em que a manualidade faz de cada peça uma peça única, tradições cujo ritmo faz com que cada peça seja pensada ao pormenor, tradições cujo compromisso com a excelência é inquebrável no presente e no decorrer do tempo.

Esta é a história da Estofo Real, uma empresa de estofos que simboliza o melhor daquilo que se faz no setor, fazendo peças que combinam os melhores materiais e saberes no sentido de as tornar capazes de serem passadas ao longo de várias gerações.

Estofo Real Estofo Costura Agulha